quinta-feira, 24 de abril de 2014





UCRÂNIA – relatório da situação
(SITREP) – atualizado. 24 de abril, 15h06min


The Saker
        
         Uau! A coisa agora parece realmente séria. A “RT” relata que a Rússia iniciou manobras militares que envolvem não apenas um, mas DOIS distritos militares, bem como a Força Aérea: “Após a escalada da violência no leste, a Rússia deu início a grandes exercícios militares na fronteira ucraniana.”
         Durante uma reunião oficial em Moscou, o Ministro da Defesa russo, Sergey Shoigu, afirmou: “a ordem para usar a força contra civis já foi dada, e se esta máquina militar não for detida, o número de vítimas crescerá”. Shoigu acrescentou que “enquanto a OTAN fica praticando “jogos de guerra” (War Games, no original) na Polônia e nos países bálticos, em nada ajuda para que a situação seja normalizada. Forçosamente teremos que reagir à situação”.

Sergey Shoigu
         Shoigu disse que os exercícios militarem constam de marchas e exercícios de deslocamento envolvendo forças militares dos distritos Sul e Oeste. As manobras da Força Aérea ocorrem de forma independente. Asseverou ainda que 11.000 soldados, 160 tanques e pelo menos 150 peças de artilharia ucranianos estão envolvidos na operação de ataque contra os ativistas anti Kiev.
         O Ministro disse que além de forças de segurança e internas transferidas para Lugansk e Donetsk a partir de outras áreas do país para lutar contra a população pacífica, também unidades da Guarda Nacional e extremistas do Pravy Sector (Partido de Direita – movimento neonazista da Ucrânia [NT]) assim como voluntários “antiterroristas” do Donbass foram mobilizados e estão lutando para suprimir a dissidência.
         Acrescentou ainda que perto da fronteira russa, a Ucrânia implantou unidades de sabotagem.
         Contrastando com isso, Shoigu disse que chegam a cerca de 2.000 o número de defensores pro russos, armados com cerca de 100 armas de fogo, obtidas principalmente nas delegacias de polícia locais.
         Eu não esperava uma escalada tão rápida e dramática e, se eu fosse um dos componentes das forças de ataque ucranianas que agridem Slaviansk eu estaria muito assustado. A força que Shoigu mobilizou é enorme, com capacidade suficiente para a guerra em uma frente continental completa. Além disso, inclui as melhores, mais fortes e mais aguerridas unidades do distrito militar sul.
exército russo
         Agora, tudo isso não significa em absoluto que TODAS as forças desses distritos militares russos foram mobilizadas ou estão em movimento. Porém o alto comando militar russo pode ordenar a utilização de todas as unidades que julgar necessário desses dois distritos ( o que, equivocadamente por sinal, é chamado de ‘direcionamento estratégico’). Não há dúvida, no entanto, que nem mesmo durante as guerras de Chechênia ou em 08.08.08, a Rússia montou uma força militar tão poderosa. A tomada dessa decisão me deixou francamente surpreso, ainda mais com o anúncio público da decisão e isto levando ainda em conta que o ataque ucraniano até este momento foi, claramente, pequeno e falho.
         Além disso, observe que Shoigu, ao contrário de Putin, não fala em conseqüências possíveis para “indivíduos”, mas em parar a máquina militar ucraniana! Ele também não apresenta isso como uma “opção” para a Rússia, mas como uma coisa que a Rússia é forçada a fazer. O que não fazer ele sabe de forma clara. Ocorrerá um movimento da OTAN para o oeste da Ucrânia? Parece loucura total, uma insanidade, mas como explicar então o tamanho enorme e a força indiscutível que a Rússia acaba de colocar em alerta?! Ninguém precisa dos recursos enormes desses poderosos “direcionamentos estratégicos” para lidar com cerca de 5.000 bandidos do Pravy Sector. Para isso, uma simples divisão ODON (Divisão Operacional de Uso Independente – [NT]) seria mais que o suficiente.
         Tudo isso me deixa cada vez mais preocupado e espero sinceramente que tenha ocorrido algum erro de tradução ou mal entendido por parte da “RT” (essas coisas acontecem). Se não foi isso, então é muito, mas muito sério.
         Vou me esforçar para descobrir o que está realmente acontecendo.
       Fique ligado (e reze uma oração pela paz), e esperemos que as coisas se acalmem.


The Saker.
trad: btpsilveira

Nenhum comentário :

Postar um comentário