domingo, 27 de abril de 2014



Equipe das forças especiais
da Ucrânia capturada perto de Donetsk

 
The Saker

         A RT está informando que três oficiais de uma unidade de elite das forças anti terroristas da Ucrânia, chamadas de “A” ou “Alpha”, foram capturados na cidade de Gorlovka, próxima a Donetsk. O artigo pode ser lido em sua totalidade e o vídeo pode ser visto neste link: http://rt.com/news/155136-agents-captured-donetsk-ukraine/
         Deixem-me agora colocar nisso algum contexto.
Ficheiro:US Army Special Operations Command SSI.svg
símbolo da Delta Force
    Desde sua fundação, após a independência da Ucrânia, o SBU trabalhou eventualmente prendendo criminosos e gangsters. Mas sempre foi mais temido por ser o “executor” para quem estava eventualmente no poder. O “crème de la crème”, a nata das forces do SBU supostamente seriam as unidades anti terroristas “A” ou “Alpha”. É uma gracinha ver que os “ukies”, agora orgulhosamente independentes, tiveram a necessidade de usar a mesma designação dos odiosos “moskals” (forma desrespeitosa através da qual os ucranianos denominam os russos [NT]), cujo famoso grupo anti terrorista, como se sabe, é denominado “A”. Esse negócio de ”Alpha” é uma erro da mídia, ou uma invenção destinada a semelhar-se com a “Delta Force” dos Estados Unidos. Na realidade esse grupo é chamado de “Diretoria A”. Além disso, podem até ser chamados pelo mesmo nome, mas em termos de competência, o histórico dos dois grupos é muito diferente. O serviço “A” russo nunca serviu de apoio para aplicação de políticas de governo; suas missões nada tinham a ver com o desempenho político do regime. Em segundo lugar, o serviço “A” da Rússia desempenhou o papel original para o qual foi criado: um sério combate ao crime organizado e ao terrorismo.
         Mesmo assim, e para padrões ucranianos, eles são a elite da elite. Durante os últimos meses, foram também estas pessoas que sequestraram os ativistas anti regime. Faço notar que o comandante anterior do “Alpha” ucraniano do SBU, foi exonerado do cargo por ter se recusado a participar de “operações” contra a população de língua russa na Ucrânia – havia vários oficiais honrados nesse grupo. Agora ficou claro o tipo de pessoas que permaneceram. A missão deles também era típica: promover o sequestro do chefe do departamento de polícia local.  
         Ao contrário, os três pretensos sequestradores é que acabaram presos.
         Quando foram capturados hoje, eram liderados nada mais nada menos que por um tenente-coronel. Só o fato de terem as milícias russas detectado, interceptado e capturado três integrantes das forças Alpha já é extraordinário. Agora, prender um tenente-coronel das forças Alpha pode ser considerado quase um milagre. Além disso, é prova de um nível de incompetência absolutamente incrível do serviço de segurança ucraniano, ter um alto oficial de operações capturado dessa forma.
         Há nisso uma ironia enorme.
         O regime de Kiev anunciou por dias que teria capturado oficiais da GRU (serviço de inteligência militar russo) aqui, depois ali, depois outra vez lá. Nunca foram mostrados, claro.  O QG da GRU em Moscou declarou às gargalhadas que os ukies haviam capturado tantos oficiais do GRU que estavam neste momento quase todos encarcerados e os escritórios da organização praticamente vazios. Agora, imagine a frustração e o constrangimento em Kiev ao descobrir que milícias minimamente auto organizadas de uma cidadela perto de Donetsk conseguiram capturar três oficiais “Alpha” com vida. Entre eles um tenente coronel.
         O vídeo os mostra completamente desanimados. Devem ter resistido à captura, pois estão bem machucados. Todos os três parecem perceber que sua performance deveria constar do “Livro Guiness dos Records” sob o título “inacreditável incompetência”.
         As últimas vinte e quatro horas tem sido um desastre para o regime em Kiev: em primeiro lugar, um grupo de espiões disfarçados de agentes da OSCE foi capturado. Agora, os três oficiais de elite da “Alpha” também está atrás das grades.  
         Com exceção de alguns ataques a postos de controle para roubar comida e medicamentos, as forças militares da junta em Kiev até agora nada conseguiram alcançar. O aparato de segurança mais temido da junta, seu serviço de segurança e execução, o mais bem treinado e equipado é o SBU. Depois desse fiasco...
         O que mais, eu me pergunto, poderia dar errado? Pessoal dos Estados Unidos, trabalhando para a CIA ser capturado usando uma peruca do Bozo? Quem sabe um oficial de junta, como Avakov? Talvez Taruta?
         Vamos apenas esperar que nada terrível acontece amanhã como o regime pode tentar algo "macho" para salvar a face, como Reagan fez em Granada (discutível a pior operação militar da história moderna, por sinal).
         Esperemos apenas que nada mais terrível aconteça amanhã, como por exemplo, o regime tentar dar uma de “macho” para livrar a cara, como fez Reagan em Granada (indiscutivelmente a pior operação militar da era moderna, por sinal).

         Fique atento. Atenciosamente, boa noite,

The Saker

Trad: btpsilveira


Nenhum comentário :

Postar um comentário